Pr. Terry Johnson - Presidente

Palavra do Presidente
Pr. Terry Johnson


ESTUDAR É ATO NOBRE


"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17.11


Elogiamos aqueles indivíduos que praticam atos nobres, como dar sua vida pelo próximo ou doar um grande valor para entidades filantrópicas, mas não enxergamos o ato de estudar a Palavra de Deus como nobre.


Vemos na receptividade dos bereanos à proclamação desta Palavra por Paulo que esse ato é sim de grande nobreza. Por quê?

Estudar a Palavra de Deus é nobre aos olhos de Deus. Ele agrada-se em ver Seu povo lendo, conhecendo, estudando e colocando Ela em prática. O Salmo 94.12 diz: "Bem-aventurado é o homem quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei.".


Estudar a Palavra de Deus é nobre aos olhos dos homens pelo carinho que tem por Ela, pois continua sendo o livro mais vendido no mundo até hoje. O imperador brasileiro Dom Pedro II disse: "Eu amo a Bíblia, eu a leio todos os dias, e quanto mais a leio, tanto mais a amo.".


Estudar a Palavra de Deus é nobre por causa do seu impacto transformador. Hebreus 4.12 declara que "... a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamento e intenções do coração.". Essa Palavra penetra até o interior do indivíduo para operar uma transformação que nenhum médico, medicamento, psiquiatra, político ou pregador pode trazer.


Estudar a Palavra de Deus é nobre porque seu ensino é uma das atividades mais importantes da igreja. Jesus declarou em Mateus 28.19,20: "... ide, ensinai todas as nações... ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...". A igreja não existe sem a Palavra de Deus e sua pregação ou ensino. O evangelismo e o ensino andam de mãos dadas; um ao lado do outro.


Estudar a Palavra de Deus é nobre porque a obra de Deus não é feita sem Ela. 2 Timóteo 3.16,17 nos lembra que toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.


A próxima vez que você, caro aluno da EETAD ou FAETAD, pegar seu livro-texto para estudar em casa ou na sala de aula, com a Bíblia aberta ao lado, lembre-se que este ato é um dos mais nobres na vida. Como fizeram os irmãos bereanos, estude com intensidade e propósito, examinando e conferindo a matéria com a Palavra de Deus. Se levar os seus estudos a sério, você vai aumentar o seu conhecimento, edificar a sua vida espiritual e ser uma bênção para o Reino de Deus e as pessoas ao seu redor. Bons estudos para os irmãos!


     Veja Mais
Fundada em Janeiro de 1979 pelo Pr. Bernhard Johnson Jr. (1931-1995), a EETAD é uma instituição devidamente reconhecida pelo Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CGADB e da CONAMAD e afiliada à AETAL.
Copyright © 2016-2017 por EETAD e FAETAD - Todos os direitos reservados por EETAD e FAETAD