Nossa História
EETAD, uma história única e irrepetível!
Nossa história não é apenas a saga de um instituto bíblico e sua permanência ao longo de décadas. A história da EETAD entrelaça-se com a narrativa do movimento pentecostal no Brasil e no mundo. É a mesma narrativa das Assembleias de Deus brasileiras. Trata-se da história de várias pessoas, todas reunidas de maneira soberana com a missão de cumprir uma visão celestial confiada por Deus ao Missionário Bernhard Johnson.
No ano de 1976, durante uma noite que marcaria para sempre as vidas de diversos missionários, pastores, professores e um sem número de futuros alunos, o irmão Bernhard Johnson foi despertado por um ser angelical.
O mensageiro de Deus o chacoalhou na cama, fazendo-o sentar-se para assistir a uma visão celestial que se descortinava diante de si, como um filme projetado em tela. Naquela madrugada, no quarto de sua casa em San José, na Califórnia, o Missionário Bernhard Johnson Jr. leu os nomes, enxergou os rostos, contemplou os planos e vislumbrou os detalhes daquela que seria a mais duradoura tarefa de seu ministério.
Bernhard Johnson enxergou os detalhes do que fazer para trazer à luz a Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, a amada EETAD. Era algo posto por Deus diante dele, algo que sobreviveria ao próprio homem de Deus e que seria um legado espiritual às várias gerações de crentes pentecostais no Brasil e em outras nações.
A partir daquele momento, as energias do servo de Deus foram divididas entre o trabalho pulsante das Cruzadas Bernhard Johnson e os preparativos para a fundação da EETAD. As cruzadas, aliás, seguiam impressionantes. Iniciadas nos anos 1950, as aglomerações evangelizadoras se tornaram conhecidas no Brasil e no mundo, pois nelas o Senhor curava maravilhosamente, libertava inquestionavelmente, batizava com poder e salvava irresistivelmente.
Convicto de sua chamada como evangelista, como ganhador de almas, o Pr. Bernhard Johnson pediu ao Senhor que confirmasse os planos para a EETAD, pois o servo do Senhor se via como pregador apenas, e não como um ensinador. O Pai Celestial confirmou-lhe a visão a respeito da EETAD, pois o evangelismo e o ensino caminham juntos, realizando assim a grande comissão.
Obediente à visão celestial, o pregador das multidões reuniu a equipe de notáveis que lhe fora indicada por Deus, iniciando a composição dos famosos livros da EETAD, uma biblioteca que tornou-se em patrimônio da teologia pentecostal brasileira.
Em 1979, após esforços e sacrifícios pessoais oferecidos pelo Pastor Bernhard, sua família e pelos obreiros que o cercavam, os primeiros edifícios do complexo teológico estavam em pé, e a EETAD estava pronta para iniciar uma transformação no modo como os assembleianos brasileiros se relacionavam com o estudo continuado da Bíblia.
Ainda nos anos 1970, o estudo bíblico sistemático não era bem-visto no Brasil. Muitos irmãos nutriam reservas contra o estabelecimento de seminários e institutos bíblicos. O medo era que as escolas teológicas enfraquecessem a fé dos cristãos. Mas algo estava prestes a mudar.
Quando correu pelo Brasil a notícia de que o Missionário Bernhard Johnson estava abrindo um instituto bíblico, as lideranças e a membresia concluindo que se o pregador usado por Deus para tantos sinais e maravilhas estava incentivando o estudo bíblico através de uma escola teológica, estudar sistematicamente a Bíblia não era ruim, afinal. As Assembleias de Deus iriam, finalmente, se lançariam ao estudo bíblico continuado.
45 anos depois, a visão celestial recebida pelo Pastor Bernhard Johnson continua a frutificar.
Uma família a serviço
do Reino de Deus
Bernhard Johnson Senior chegou ao Brasil na década de 1940. Acompanhado de sua esposa, a Missionária Antonette, e dos filhos Miriam, Myrtes, André e Bernhard Johnson Jr., ele iniciou um ministério de evangelismo e pastorado que, após três gerações e oito décadas, tem na EETAD um de seus maiores frutos.
Os trabalhos desta família renderam desde a fundação de igrejas, incluindo a primeira convenção estadual das Assembleias de Deus em Minas Gerais (COMADEMG), até a criação da mais tradicional escola teológica pentecostal do Brasil, a EETAD. Ao longo de tantos anos, várias outras iniciativas foram criadas, como a ABEM, o ICI (atual Escola de Evangelismo e Discipulado) e as clínicas médicas (ação de assistência social atendeu regiões carentes do Brasil com mutirões médicos e campanhas evangelísticas).